• Carregando...

O trigo fechou a semana passada em R$ 26,19 por saca de 60 quilos no Paraná, voltando ao patamar de preço verificado nesta época do ano passado depois de um longo período de baixa. Em janeiro, a cotação do cereal era 11% menor. Mantida a tendência de alta, haverá comemoração no Rio Grande do Sul, que elevou a área do cereal, e lamentação no Paraná, que vem reduzindo o cultivo ano após ano.

As principais causas da valorização foram a alta do dólar e o aumento das exportações brasileiras. A moeda norte-americana subiu 13% nos últimos dois meses e pressiona o valor do cereal. Sujeito à cotação internacional – por importar mais da metade do que consome –, o país fica ainda mais vulnerável ao remeter grande parte da colheita ao exterior.

O Rio Grande do Sul torce pelo aumento e prevê que a farinha vai chegar mais cara ao consumidor final. Os pães terão reajuste de 7%, conforme o Sindicato da Indústria do Trigo daquele estado. O índice deve ser de 5%, aposta o Sindicato da Panificação em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]