O plano da Bayer Bayer CropScience não é ficar nos 9 bilhões de euros em vendas previstos para este ano. Até 2015, a companhia quer atingir 10 bilhões. As cifras dependem do desempenho da empresa em países como o Brasil, onde a expectativa também é de ampliação dos negócios, embora as projeções regionais ainda não tenha sido reveladas.
O desempenho dos últimos anos embasa o plano de expansão, disse o CEO da Bayer CropScience, Liam Condon, na conferência anual da empresa em Monheim, Alemanha. Segundo ele, a empresa está aportando um bilhão de euros ao seu programa de investimentos, ou seja, pouco mais de 10% das vendas. Até 2016, serão 2,4 bilhões de euros em despesas de capital.
Os investimentos tentam aliviar indústrias com sobrecarga. “A demanda está aumentando de tal maneira que estamos ampliando de forma significativa nossa capacidade da cadeia de suprimentos", disse o executivo.
O uso cada vez maior de defensivos ajuda a combater a fome no mundo, defendeu. “Cerca de 900 milhões de pessoas passam fome hoje em dia e a população mundial cresce a um ritmo vertiginoso", disse. "Necessitamos aumentar a produção agrícola e, ao mesmo tempo, avançar com uma agricultura sustentável e garantir a proteção do meio ambiente."
Glufosinato x glifosato
Um dos planos da Bayer CropScience é a construção de uma nova fábrica em Mobile (Alabama, EUA) para a produção do herbicida glufosinato de amônio, comercializado nos Estados Unidos com o nome de Liberty. O início das operações desta planta está previsto para 2015.
“Com cerca de 380 milhões de euros destinados para a nova fábrica, este é maior projeto de construção na história da Bayer CropScience”, afirmou Condon. O glufosinato ajuda no combate a ervas daninhas resistentes a herbicidas como o glifosato.
Soja 2014
A Bayer CropScience planeja reforçar sua posição em cultivos estratégicos como soja e trigo. “Continuaremos investindo em nosso negócio de soja por meio de aquisições estratégicas na América Latina, por exemplo,” explicou Condon. A empresa desenvolve também um trait para o manejo de nematoides na soja.
O executivo anunciou o lançamento da marca global de soja da Bayer CropScience, Credenz, para o final de 2014 na América do Norte e América do Sul. “A Credenz oferecerá futuros traits que poderão proteger os cultivos de soja de insetos específicos, repelir ataques de nematoides e tornar a cultura tolerante aos mais efetivos herbicidas.”



