• Carregando...

A Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural (Coprel) fornece eletricidade para 45 mil lares de 72 municípios da região Norte do Rio Grande do Sul. Mas não quer ser lembrada por seus associados apenas como uma empresa prestadora de serviço. Através da distribuição de energia elétrica, quer estimular o desenvolvimento regional e preservar os valores cooperativistas. Foi com essa finalidade que nasceu, em 2004, o Coprel na Escola – Alegria e Conhecimento. O projeto foi o vencedor do prêmio Cooperativa do Ano 2008 na categoria Infra-Estrutura.

O Coprel na Escola percorre escolas municipais da área de atuação da cooperativa discutindo temas como cuidados com o meio ambiente, economia e uso racional da energia, prevenção de acidentes e cooperativismo. Uma das principais atrações do projeto é a peça teatral "Cuidado, a Energia Baixou em Mim". A peça leva o conhecimento às crianças de uma forma didática e alegre, diz o presidente Jânio Vital Stefanello. "Elas aprendem como surgiu a energia elétrica, como e por que nasceu o sistema cooperativista e qual a importância de cooperar. Com a apresentação, entendem que a energia está na renda agrícola, que tem relação direta com o dia-a-dia delas. E aprendem tudo se divertindo", diz o presidente.

O maior desafio do projeto é o relacionamento de longo prazo com os cooperados, afirma Stefanello. "É preciso fidelizar o relacionamento, buscar o envolvimento da nova geração, dos filhos dos nossos associados. Eles vão ser o futuro", diz. Para cumprir os objetivos, o Coprel na Escola também discute a sucessão rural.

Em quatro anos, o projeto já reuniu mais de 23 mil pessoas em 40 escolas do Norte gaúcho. Cada evento reúne de 500 a 1.200 participantes, entre pais e estudantes de 4ª a 8ª série. Desde o ano passado, quando firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a Coprel distribui também material didático que auxilia no aprendizado das crianças.

Roselane Galliari Tatsch e seus dois filhos, Guilherme, de 10 anos, e Vanessa, de 13, participaram do último encontro, que ocorreu no mês passado em Ibirapuitã, com mais de 500 crianças. Ela conta que, depois de participar do projeto, Guilherme e Vanessa se mostram mais conscientes quando o assunto é economia de energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]