• Carregando...

A criação de gado do Oeste da Bahia está servindo como âncora para quem enfrenta perdas na produção de grãos com a estiagem. Existem propriedades sem chuva desde o final de fevereiro. "Vamos ter que pagar as contas dos investimentos de safras anteriores, não tem jeito. E, se a quebra na agricultura fizer com que a renda fique abaixo dos custos, a criação de gado vai segurar a fazenda", afirma Franco Bosa, de Luís Eduardo Magalhães (foto). A diferença entre a pecuária e os grãos não se resume à renda por hectare. "O boi rende margem anual menor, mas é mais estável. Os grãos têm mais altos e baixos", disse Valme Tonello, de Barreiras. O fato é que o rebanho do município aumentou de 80 mil para 100 mil cabeças entre 2009 e 2010, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em número de animais, a Bahia ultrapassa o Paraná, com uma diferença de 10,5 milhões para 9,4 milhões de cabeças.

Fim de semana na nova fronteira

Das 6 horas da manhã de ontem até o final da tarde deste sábado, a Expedição Safra Gazeta do Povo cumpre um roteiro de mais de 300 quilômetros acompanhada por produtores rurais do Piauí e do Maranhão. Depois de percorrer a Bahia, o grupo de técnicos e jornalistas participa do Rally Ceagro Los Grobo, desenvolvido em parceria com o projeto paranaense, e verifica as condições técnicas das lavouras de municípios como Uruçuí (PI) e Balsas (MA). Ao lado de quem cumpre expediente todo dia no campo, a equipe vai percorrer Nova Santa Rosa, comunidade de gaúchos e paranaenses que produz grãos no Sul piauiense há uma década. O roteiro de aventura mostra um pouco do clima que tem determinado a expansão das lavouras na nova fronteira agrícola do Brasil.

Remendo tardio

Os buracos que tomaram conta da Rodovia da Soja, a BR-242, na altura de Luís Eduardo Magalhães (Oeste da Bahia), estão sendo remediados só agora, no início da colheita de verão. A rodovia tem 2.311 quilômetros e liga Sorriso (MT), capital nacional da soja, à Bahia, passando pelo Tocantins. A movimentação de caminhões carregados cresce a cada dia e, com as obras, além das crateras no asfalto, é preciso desviar cones e parar alguns minutos nos pontos que exigem interdição parcial da pista para execução das obras.

2,6 mil quilômetros foram percorridos nesta semana pela Expedição Safra, de Curitiba a Bom Jesus, no Piauí. Mais 350 quilômetros serão rodados de hoje até amanhã na nova fronteira agrícola brasileira. Técnicos e jornalistas cumprem roteiro acompanhados por produtores, que discutem questões técnicas no campo e trocam informações entre si.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]