• Carregando...
 |
| Foto:

Os seguidos recordes registrados pelas cotações da soja e do milho nos mercados internacional e doméstico estão colocando em xeque a rentabilidade da avicultura brasileira. Nesta terça-feira (24), durante café da manhã de lançamento da Expedição Avicultura 2012/2022, novo projeto do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo que vai rodar o Paraná para fazer um diagnóstico do setor, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins

, disse que a especulação internacional promovida sobre as commodities agrícolas fez com que os grãos se tornassem os grandes vilões da cadeia produtiva do frango.

O setor passa a reivindicar apoio do governo. "Todos os incentivos dados aos exportadores de soja e milho deveriam ser dados às indústrias de esmagamento do país. Se fizermos isso, consequentemente teremos um farelo mais barato, um óleo e uma cesta básica acessível a todos", avaliou o executivo.

Consciente da importância do setor para economia paranaense, o representante do ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa) no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, disse que o governo tem condições de interferir imediatamente na avicultura. As medidas a serem anunciadas devem seguir a linha de apoio dado à suinocultura, que enfrenta os mesmos problemas, com aumento de linhas de crédito especiais e prorrogação de dívidas dos criadores.

Juntos, milho e farelo de soja compõem 70% da nutrição animal e, por causa da redução da oferta mundial dos dois produtos – provocada pela quebra de safra na América do Sul no último verão e agora nos Estados Unidos -, os preços dos produtos subiram mais de 30% nos últimos meses, afetando diretamente os custos de produção da carne de frango.

Já os preços pagos aos criadores não sobem por conta do excesso de oferta que há no mercado interno. As exportações nacionais também mostram recuo em relação ao ano passado.

Líder nacional em produção e exportação de frango, no primeiro semestre deste ano, o Paraná faturou mais de US$ 1 bilhão somente com as vendas externas da carne.

Na estrada

Após o evento de lançamento, a equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Avicultura voltou a pegar a estrada, desta vez rumo ao Sudoeste do Paraná. No final da semana passado, o projeto foi até a região dos Campos Gerais para dar início à série de reportagens especiais sobre o setor, que será publicada às terças-feiras no caderno de Agronegócio da Gazeta do Povo.

O café da manhã de lançamento da Expedição foi realizado na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba, e contou com a presença do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; o superintendente do Ministério da Agricultura no estado, Daniel Gonçalves Filho; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Inácio Kroetz; o senador Sérgio Souza (PMDB); o deputado federal e ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes (PSD), além de representantes da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas (Ocepar), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação das Indústrias do estado (Fiep).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]