• Carregando...

A Expedição Safra Gazeta do Povo realiza nesta semana viagem pela região agrícola que vai do Oeste da Bahia àporção central de Tocantins, a nova fronteira brasileira da produção de grãos. Ao contrário do que ocorre no Sul do país, a região tende a receber mais chuva que o normal nesta temporada. Houve atraso na chegada da estação chuvosa, mas, a partir de agora, a tendência é que a umidade seja suficiente para o plantio da soja e do milho de verão.

A equipe de jornalistas e técnicos vai entrevistar produtores e especialistas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – o MaToPiBa – para conferir como o setor coloca em prática os planos de produção. Parte dessa região sofreu uma das mais severas secas dos últimos tempos nos últimos meses, com falta de água inclusive para consumo humano. O temor é que o destempero no clima prejudique a agricultura. O plantio segue por mais um mês e a safra depende de chuva bem distribuída até fevereiro.

A viagem encerra a jornada da Expedição Safra durante o plantio de verão deste ano, com perto de 25 mil quilômetros de estrada. Ao todo, estão sendo percorridos 12 estados brasileiros, que voltarão a ser visitados na fase da colheita, a partir de fevereiro. Antes de percorrer o Brasil, técnicos e jornalistas conferiram a colheita de soja e milho nos EUA. Na fase da colheita, devem ser acompanhados também Argentina e Paraguai. Uma viagem extra vai levantar informações sobre demanda, produção, tecnologia e logística na Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]