• Carregando...

A falta de chuva acendeu o sinal amarelo entre os produtores de grãos do Rio Grande do Sul. Com perto de 90% das áreas de milho e soja plantados, eles afirmam que parte das lavoura já sente falta de umidade. Cerca de 20% da área de 4 milhões de hectares de soja e 1,1 milhão de hectares de milho estariam no limite da resistência à estiagem.

No entanto, as regiões para as quais estão previstas quebras por causa do fenômeno La Niña devem receber chuva no próximo fim de semana. É o caso de Bagé, Passo Fundo, Santa Rosa e Erechim. Há previsão de redução das chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre dezembro e janeiro.

Os índices da Emater gaúcha antecipam quebra de 14% na produtividade da oleaginosa e do cereal. No entanto, isso só deve ocorrer se a seca for confirmada.

A Conab divulga hoje o 2º le­­van­­­tamento nacional sobre a safra de grãos 2010/11. Os números vão mostrar o potencial produtivo de cada estado, considerando a evolução do plantio e o comportamento do clima registrado até o final de novembro, bem como as previsões de quebra no Rio Grande do Sul e no Paraná. No último levantamento, a companhia previu safra entre 146,26 milhões e 148,82 milhões de toneladas. O número a ser divulgado hoje deve ser exato, sem intervalo. A safra 2009/10 atingiu 148,75 milhões de toneladas, conforme a companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]