O agronegócio esbarra em problemas sérios de falta de infraestrutura para escoamento da produção, mas concluiu finalmente que ficar reclamando sem fazer nada não adianta. Essa é a tônica do 6.º Circuito Aprosoja, que ocorre nas próximas semanas em seis estados produtores de grãos. Um tema oportuno, num ano em que o risco de colapso logístico assombra o setor.
Nos debates abertos em Cuiabá (MT), o próprio governo federal admitiu que não tem como eliminar rapidamente os gargalos logísticos. Representantes do Executivo, não é de hoje, fazem discurso tão crítico quanto os líderes encarregados de pressionar o poder público. Apontam detalhadamente o que precisa ser feito em cada região, mas a situação parece que não sai do lugar. As obras em ferrovias, rodovias e portos seguem ritmo muito aquém do esperado num país que pretende dobrar a produção de grãos em poucas décadas.
O que falta definir, no entanto, é como o setor privado pode colaborar para que a infraestrutura suporte uma logística eficiente de escoamento, reduzindo custos e dando maior competitividade ao país. Reformas em rodovias, reparos em estradas de chão batido com dinheiro dos produtores são comuns, mas não passam de ações isoladas, para sanar problemas urgentes. Investimento a longo prazo ainda não existe. Mesmo a ampliação da estrutura de armazenagem segue a reboque das necessidades do setor.
Uma das alternativas que vêm sendo levantadas é a criação de fundos de investimentos em ferrovias. O produtor passaria a ser dono da estrada de ferro e poderia inclusive lucrar com isso a longo prazo. É claro que esse tipo de projeto exige valores altos, que não se acumulam apenas em uma safra cheia e de preços elevados como a atual. No entanto, os recursos podem ser obtidos de instituições financeiras. A questão é assumir a responsabilidade pela criação de uma infraestrutura e pelos empréstimos.
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