• Carregando...
 |
| Foto:

Uma diversidade de raças pode ser vista na 37ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial dos Campos Gerais (Efapi). Mais de dois mil animais, entre cavalos, mulas, bois e ovelhas estão nas baias do Centro Agropecuário para testar o conhecimento dos visitantes sobre pecuária. A feira começou ontem (10) e termina na próxima segunda-feira (15).

Os animais começaram a chegar ontem ao pavilhão e até sábado, quando haverá a abertura oficial da feira às 15 horas, podem ser vistos durante julgamentos e leilões. A novidade deste ano é quantidade de gado da raça charolês. São 115 animais inscritos, vindos de várias regiões do estado.

O presidente do Núcleo de Criadores de Charolês dos Campos Gerais, Nelson João Klas, lembra que parte desses animais veio da Expointer, em Esteio (RS), e apesar do estresse da viagem de 18 horas, está em perfeitas condições para a exposição. “A Efapi está sendo a maior feira de charolês do Brasil pela quantidade e pela qualidade dos animais”, comenta Klas. O tamanho do animal já demonstra a capacidade de produção de carne. A precocidade é outra vantagem. “Ele vai para abate com 18, 20 meses, isso sendo tratado a pasto, é muito bom”, comenta.

Outras opções na feira que já podem ser vistas é o canchim e o caracu. No pavilhão de equinos, já estão à exposição cavalos das raças crioulo e manga-larga. É aguardada a vinda de frísios e lusitanos, que ainda não participaram das edições anteriores. A maior variedade, no entanto, está na ala de ovinos, que é a mais fotografada pelos visitantes. As baias têm ovelhas brancas, negras e marrons, representadas por raças como a Dorper e a Santa Inês.

Neste ano, segundo o organizador da feira, Edilson Gorte, a intenção é resgatar as raízes da festa. Apesar de ficar nove anos, não consecutivos, sem ser realizada, a feira originalmente despertou o interesse de indústrias para a região pela exposição do potencial econômico do município demonstrado na feira, segundo a pesquisadora Gianna Banat.

Hoje a feira continua servindo de vitrine para investidores e produtores rurais. Conforme Gorte, o evento acontece após o início da safra, quando todo o maquinário já está comprado. A expectativa da organização é gerar R$ 20 milhões em negócios, durante e depois da feira, além de receber um público de cerca de 200 mil pessoas.

ServiçoA 37ª Efapi acontece no Centro Agropecuário de Ponta Grossa de 10 a 15 de setembro, com entrada franca. Paralelamente à exposição, acontecem o Ciclo de Palestras e o Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico. Mais informações no site www.ruralpg.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]