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O Brasil precisa de investimentos de R$ 40 bilhões para atender à demanda de carga ferroviária prevista para os próximos anos, se­­gundo estudo realizado pelo Ins­tituto de Pesquisa Eco­nômica Apli­cada (Ipea). Caso contrário, "o país pode ter suas exportações comprometidas", disse o técnico de Pla­ne­jamento e Pesquisa do Ipea Fa­­biano Pompermayer. O pesquisador destaca como prioritárias as obras da Ferrovia Norte-Sul (foto), que vai ligar a Região Norte à Cen­tro-Oeste, chegando ao estado de São Paulo. Segundo ele, a integração da Ferrovia Leste-Oeste também é necessária, por ligar a Fer­rovia Norte-Sul ao litoral do Nor­deste. "Para que a produção de soja e demais grãos de Mato Grosso do Sul e dos outros estados do Centro-Oeste seja atendida será necessário também que a Ferroeste seja estendida até Rondônia", avalia. Outro estado que, de acordo com o estudo, carece de investimentos é o Paraná. "Lá, será necessária uma grande adequação de malha e ampliação de capacidade. Só assim será possível atender toda a produção de soja do Oeste do estado."

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