• Carregando...

A ferrugem asiática perdeu força neste ano, mas ainda assombra o Paraná. Relatório emitido na última semana pelo sistema nacional de alerta, gerenciado pela Embrapa Soja, de Londrina, informa que o estado teve 16 casos nos dois primeiros meses da cultura, 30 a menos do que em igual período de 2005.

Oito casos foram identificados em plantações comerciais e outros oito em áreas de monitoramento ou em faixas no entorno das lavouras. Em 2005, nesta época, já havia 27 casos só em lavouras comerciais do Paraná.

Em âmbito nacional, o fungo da ferrugem, identificado em 1.361 ocorrências na safra 2005/06, também vem dando uma trégua relativa. Até a semana passada, havia 80 casos confirmados nas lavouras de todo o país. No mesmo período do ano passado, foram 131 casos. As ocorrências, no entanto, estão se acentuando. Foram 30 em novembro e 50 nos primeiros 20 dias deste mês. As regiões Oeste e Norte Pioneiro concentram a maior parte dos focos.

Se a doença avançar dez vezes entre janeiro e março de 2007, como aconteceu no ano passado, o Brasil terá 500 casos a menos nesta safra. No Paraná, o avanço no trimestre que antecedeu a colheita foi de cinco vezes em 2005. Se essa tendência se repetir neste ano, haverá 80 casos ao todo, 165 a menos que os 245 da safra anterior. Os números da Embrapa referem-se apenas aos registros notificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]