• Carregando...
 |
| Foto:

Na semana em que começa o plantio da safra paranaense de verão, as perspectivas do mercado para as principais commodities agrícolas e a logística de escoamento da produção serão discutidas em Guarapuava, na região central do Paraná, por especialistas de cada setor. O evento, realizado pela Beto Agro, com apoio do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, deve atrair cerca de mil pessoas, dia 19, ao Pahy Centro de Convenções e Eventos do município.

O 2º Fórum de Agro­­­negócios vai abordar feijão, milho, trigo, soja e temas logísticos, com programação à tarde (rodada de negócios) e à noite (palestras, a partir das 18h30). O evento é direcionado a produtores rurais, investidores, técnicos, agrônomos, funcionários de cooperativas, aponta Beto Xavier, organizador o fórum.

“Neste momento, é preciso um debate aprofundado para se saber como vai ficar, por exemplo, a situação do milho lá na frente”, afirma Xavier. A saca de milho sustenta cotação de R$ 18 no Paraná, mas vale 20% menos do que o preço médio de 2012.

Soja e feijão terão área ampliada no verão, mas as cotações seguem tendência de queda no médio prazo, conforme os analistas. Os palestrantes – o analista Vlamir Brandalizze e o consultor Liones Severno – deverão avaliar as bases dessas projeções durante o Fórum de Agronegócios.

No caso do trigo, as perdas relacionadas às geadas, que foram de 100% em propriedades do Oeste do estado e ficaram próximas de 20% no Centro-Sul, ainda deixam dúvida sobre a qualidade dos grãos que serão colhidos e sobre como será a comercialização. O tema será abordado pelo administrador de moinho Nelson Montagna.

Para discutir a logística de escoamento, a Beto Agro convidou os representantes do Porto de Paranaguá e do governo estadual – o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o superintendente do Porto, Luiz Henrique Dividino – que têm percorrido os centros de agronegócio do interior do estado nos últimos meses para divulgar como exportadores e transportadores podem colaborar para que a descarga de caminhões e o carregamento de navios ocorram de forma mais organizada e rápida. Deve participar também o ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes. Serão discutidas ainda questões como custos e investimentos em infraestrutura.

Serviço

2º Fórum de Agronegócios

Dia 19, com palestras a partir das 18h30. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Confira a programação completa no site www.agrogp.com.br, na seção Agenda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]