• Carregando...
 | Daniel Caron/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Trata-se de um crime tão esquisito que é inconcebível pensar numa motivação: na Austrália, alguém está colocando agulhas dentro de morangos, aterrorizando os consumidores e espalhando pânico na cadeia produtiva da fruta. Enquanto os preços despencam o governo faz de tudo para encontrar os culpados.

Nos últimos dias, vários australianos têm encontrado agulhas e tachinhas introduzidas nos morangos comprados em supermercados. Pelo menos um consumidor já relatou ter engolido um desses objetos perfurantes.

Algumas pessoas postaram fotos nas mídias sociais mostrando as agulhas encontradas nos moranguinhos. Um jornal de circulação nacional informou que foram reportados pelo menos sete casos em três estados australianos, levantando a suspeita de que mais de uma pessoa esteja por trás dos crimes.

A cadeia de morango no estado de Queensland movimenta cerca de US$ 93 milhões por ano. O governo anunciou nesta semana que dará recompensa de US$ 70 mil para quem fornecer informações sobre os responsáveis pelos ataques.

“Alguém está tentando sabotar a cadeia produtiva, mas, ao fazer isso, também está colocando em risco a vida de crianças e suas famílias”, disse a governadora Annastacia Palasczuk em conferência de imprensa. “É simplesmente inaceitável, estou furiosa com isso”.

Ataques causam indignação e medo na AustráliaReprodução

O canal de TV australiano ABC informou que agricultores estão jogando toneladas de morango no lixo por não terem a quem vender, já que muitos consumidores vêm evitando comprar a fruta, por medo das agulhas. Os preços ao consumidor caíram pela metade, segundo a ABC.

Jamie Michael, diretor da Associação dos Produtores de Morango do Oeste da Austrália disse à imprensa que os incidentes com as agulhas começaram a acontecer no pico da safra deste ano, desestabilizando o mercado numa hora particularmente delicada.

“A colheita dos morangos precisa ser contínua”, disse Michael à ABC. “Se parar de colher por alguns dias, as plantas também param de produzir. Estamos tentando vencer esta tormenta, e esperamos que as coisas melhorem, mas o custo está sendo muito alto”.

Na última sexta-feira a polícia australiana informou em nota que seis marcas de morango já foram sabotadas, mas, no sábado, o governo comentou apenas sobre três casos. Várias lojas recolheram os morangos das gôndolas.

A Associação dos Produtores de Morango de Queensland divulgou uma nota dizendo que tem “razões para suspeitar” que um antigo empregado possa ter feito a sabotagem, por vingança. Mas, no sábado, o superintendente do Departamento de Polícia de Queensland, Terry Lawrence, disse a repórteres que prefere buscar fatos, antes de levantar suspeitas.

“Estamos vasculhando toda a cadeia do morango, das áreas de plantio à distribuição nas lojas, e fazemos isso com os olhos e a mente bem abertos”.

A governadora de Queensland disse que “os responsáveis podem pegar dez anos de cadeia, e até mais, pelos crimes que estão cometendo”.

“Como pode uma pessoa com mínimo de bom senso colocar em risco a saúde de crianças, ou de qualquer pessoa, cometendo um ato tão terrível?”, perguntou

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]