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No percurso de 4,5 mil quilômetros da viagem a Mato Grosso, a Expedição Safra enfrentou trechos esburacados e dezenas de acidentes nas rodovias. Após uma colisão na BR-163, em que um Palio bateu de frente com uma carreta entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além das três mortes, houve engarrafamento de mais de 10 quilômetros, que só se desfez quando os veículos avariados foram retirados da pista. O caso anunciou o início dos problemas da época de safra. O tráfego intenso vai ampliar os problemas na estrada e exigir cuidado redobrado dos motoristas. Embora a chegada do asfalto esteja facilitando o escoamento da safra em muitas regiões, a infraestrutura ainda é considerada deficiente.

Escoamento passa por mudanças

Uma proporção cada vez menor da safra de Mato Grosso sai do estado pelas rodovias. Praticamente todo o volume exportado via Porto de Santos é embarcado em vagões de trem na região do Araguaia, afirma Otávio Celidonio, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o Imea. Isso significa que perto de 6 milhões de toneladas de soja deixam de atravessar o Sudeste em caminhões. Mudança ainda mais significativa é aguardada quando o asfaltamento da BR-163 for concluído e facilitar o escoamento pelo Norte do país. O trecho que corta Mato Grosso já foi asfaltado. A previsão é que o fluxo de caminhões nesse sentido dê um salto mesmo antes da conclusão das obras.

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