• Carregando...

Enquanto estados como Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná consolidam dados sobre perdas nas lavouras de soja e milho, após a estiagem registrada entre janeiro e o início de fevereiro, o Rio Grande do Sul confirma boa safra. As chuvas ocorridas nos últimos dias favoreceram o desenvolvimento das culturas de soja e milho, o que levou o governo gaúcho a manter as suas previsões.

As precipitações, mesmo que “esparsas e irregulares”, beneficiaram especialmente a soja, que está majoritariamente em formação e enchimento de grão, fases em que a planta precisa de água, segundo relatório divulgado pela Emater, o órgão de assistência técnica do governo gaúcho. O Rio Grande do Sul, terceiro produtor nacional de soja, também registrou seca em janeiro, mas as lavouras dependiam menos de água naquele momento.

“Mesmo com algumas localidades registrando perdas pontuais, permanece a expectativa de uma safra dentro das estimativas iniciais projetadas pela Emater/RS-Ascar, ou seja, algo em torno de 12,7 milhões de toneladas (de soja)”, informa o relatório técnico gaúcho. Chuvas previstas para os próximos dias também ajudarão as lavouras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]