• Carregando...

Esteio (RS) - Seis dos nove vencedores do Melhores da Terra – maior premiação de máquinas e pesquisas agrícolas da América do Sul – são do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Os vencedores foram revelados sábado, durante a 34.ª Expointer, em Esteio (RS), depois de uma maratona de viagens dos 11 jurados, que percorreram 47 mil quilômetros em visitas a propriedades localizadas em 297 municípios do Brasil, Argentina e Paraguai.

Os estados mais premiados concentram dois terços das indústrias de máquinas do Brasil e fizeram a maioria das inscrições. O Paraná tinha quatro entre os 35 concorrentes da categoria Desta­­que, a mais visada pelo setor, mas não levou prêmio.

O troféu de ouro para Desta­­­que – prêmio às máquinas testadas há mais de um ano pelo mercado – foi para um pulverizador autopropelido da Jacto, de Pom­­­péia (SP), vendido há duas décadas. Os jurados destacaram a durabilidade da máquina e a satisfação dos usuários. Rece­­­beram prata o computador de bordo Verion VCOM 5.6, da AEM Rural, de São Paulo (SP), que evita desperdício de insumos, e a esvaziadora de silos-bolsas Richiger EA-350, de Sanchales (Argentina).

Na categoria Novidade – que premia lançamentos –, a Semeato, de Passo Fundo (SP), levou ouro com a semeadora Sol TT 28 30, pelo desempenho em áreas de plantio direto. Os troféus de prata ficaram com a Stara, de Não-me-Toque (RS), pela fabricação do pulverizador autopropelido Imperador 3100 CA, e com a AGCO, pelo sistema de coleta de dados de máquinas em campo AGComand.

Em Pesquisa e Desenvolvi­men­­­to, foram premiados o pesquisador Francisco Nogueira, engenheiro mecânico de Fortaleza (CE), que desenvolveu um detector remoto de assoreamento de açudes; o estudante Roger Toscan Spagnolo, doutorando da Universidade de Pelotas (RS), que apresentou um debulhador manual de milho verde; e o inventor Andres Capurro Alvarez, agrônomo de Durazno (Uruguai), que desenvolveu uma cerca elétrica de fácil instalação.

"Começamos premiando arados e grades e hoje avaliamos equipamentos sofisticados, como os da agricultura de precisão", disse o professor Luiz Fernando Coelho, da Univer­sidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador dos jurados. O concurso já entregou 224 prêmios e completará três décadas em 2012. As inscrições devem ser abertas em março do ano que vem. No último ano, a principal mudança foi a premiação de três máquinas na categoria Novidade durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), em maio.

Para o jurado Rubens Siquei­­ra, do Instituto Agronô­mico do Paraná (Iapar), o estado vem participando mas tem condições de ampliar o número de inscrições. Nos últimos meses, 50 municípios paranaenses foram percorridos pelos jurados para avaliação das máquinas inscritas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]