• Carregando...

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) constataram a eficácia da homeopatia no combate a carrapatos em bovinos. O resultado do estudo foi divulgado no Dia Nacional da Homeopatia, quarta-feira (21). A redução é de até 50% no número de parasitas nos bovinos. O resultado é praticamente o mesmo obtido com carrapaticida. O experimento foi conduzido pelos pesquisadores do Iapar Laerte Filippsen, Nilceu Silva, José Moletta e Alessandro Minho, na Fazenda Modelo do Iapar, em Ponta Grossa, com novilhas da raça purunã, desenvolvida pelo instituto. Só o carrapato Boophilus microplus, o mais comum no Brasil, causa prejuízo anual estimado em R$ 1,8 bilhão ao país.

Cooperativas

Hortência, do basquete, fará palestra em Curitiba

A estrela do encontro das cooperativas programado para dia 30, em Curitiba, será a ex-jogadora Hortência, recordista mundial de basquete. Ela fará uma palestra aos cooperados que vêm à capital para o evento de integração. Nascida em uma família humilde na cidade de Potirendaba, interior de São Paulo, Hortência é considerada exemplo de disciplina e superação. A ex-jogadora venceu as adversidades e construiu uma carreira de vitórias. Haverá palestra ainda com Clóvis Tavares, conhecido por usar mágica como fonte de motivação. Ele faz palestras há 20 anos pela América do Sul. O encontro é realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e ocorre no Estação Embratel, centro de Curitiba.

GeoSeguro

Satélite para monitorar lavouras seguradas

Técnicos do governo federal e especialistas da iniciativa privada analisam a possibilidade de uso do GeoSafras no monitoramento de lavouras seguradas. A intenção é subsidiar o trabalho e controle do seguro agrícola. O sistema utiliza imagens de satélite para a obtenção de informações geográficas e agrometeorológicas. O assunto foi debatido este mês. As discussões agora vão para a Secretaria de Produção Agrícola do Ministério da Agricultura, que iniciou os estudos de viabilidade da aplicação dessa tecnologia no país.

Agrinho

Concurso valoriza produção de estudantes e professores no Paraná

O encerramento do Concurso Agrinho 2007, realizado ontem, reuniu mais de mil pessoas no Restaurante Madalosso, em Curitiba. Estudantes, pais e professores, de todo o estado, participaram do encontro, que premiou 114 trabalhos dos 12 mil inscritos. Sobre os 12 anos do programa, o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, lembrou que a iniciativa já formou uma geração de jovens que desde 1996 passaram pelo ciclo fundamental da escola pública. "A cada ano, 1,6 milhão de jovens e crianças são, de alguma forma, influenciados pelo conteúdo do Agrinho." O Agrinho é promovido pelo Sistema Faep.

Pesquisa

Agribusiness aquece mercado de trabalho

Realizada mensalmente pelo Job Bank da Right Management, empresa que atua na transição de carreira e consultoria organizacional, a pesquisa sobre a captação de ofertas de emprego para executivos indica que, em outubro, o escritório de São Paulo, comparado ao mês anterior, registrou um aumento de 23,53% no setor Agribusiness e de 110% em relação ao mesmo período do ano passado. A procura por executivos do segmento, segundo a pesquisa, se deve ao fato de as empresas familiares estarem se profissionalizando e buscando cada vez mais mão-de-obra especializada.

Meio Ambiente

Prazo para entrega do ADA termina sexta

O produtor rural tem até a próxima sexta-feira para entregar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o Ato Declaratório Ambiental (ADA), exercício 2007. O prazo, inicialmente estabelecido para o dia 30 de setembro, foi prorrogado por dois meses. Para ser isento do pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR) das Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal e outras limitações administrativas aos imóveis rurais, o proprietário deve comprovar, à Secretaria da Receita Federal (SRF), a apresentação do ADA ao Ibama. Pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades classificadas como agrícolas ou pecuárias, incluídas na Categoria de Uso de Recursos Naturais, devem apresentar anualmente o ADA.

Informações: www.ibama.gov.br

Pecuária

Reprodutor deixa 2,1 mil descendentes

A Agropecuária CFM, de São José do Rio Preto (SP), anunciou na última semana a morte do reprodutor CFM Diamante, que já tinha 14 anos. Segundo os cálculos da empresa, o touro rendeu 150 mil doses de sêmen e deixou 2.170 filhos e netos, uma herança considerável à pecuária brasileira. Cada dose do sêmen é vendida a R$ 19,80. Seus descendentes são considerados promessas para a genética bovina. Entre eles estão animais ilustres como Liniers, Minério e Jurubeba, candidatos a prêmios nas competições do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]