• Carregando...
O incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. | Cetesb/Reprodução
O incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes.| Foto: Cetesb/Reprodução

Um incêndio que atingiu uma fábrica de fertilizantes na comunidade de Cubatão, na região do Litoral de São Paulo, deixou moradores da comunidade local assustados nesta quinta-feira (5). Uma fumaça tóxica, alaranjada, obrigou dezenas de pessoas serem deslocadas até que o fogo fosse controlado pelo Corpo de Bombeiros. A Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que dá acesso à fábrica, foi interditada por cerca de seis horas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com a prefeitura de Cubatão, as chamas e a fumaça de cor diferente foram percebidas por volta das 15 horas na Planta 2 da Valefértil, no Polo Industrial de Cubatão. Corpo de Bombeiros, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a prefeitura da cidade foram acionados para atuar em conjunto com o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do polo industrial. A prefeitura informou que “não foi registrada qualquer vítima direta ou indiretamente ligada ao sinistro, na rede municipal de urgência/emergência.”

O galpão de armazenagem de nitrato de amônio que incendiou tem capacidade para 35 mil toneladas e no momento do incêndio estava com cerca de 10 mil toneladas do produto. O incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Trata-se de um produto explosivo e, quando inalado, pode causar forte irritação nos olhos, garganta e no trato respiratório. Por isso mesmo a comunidade Mantiqueira, onde fica a fábrica, foi deslocada para uma escola do município logo após o início do incêndio. As pessoas retornaram para as residências na mesma noite.

O galpão de armazenagem de nitrato de amônio que incendiou tem capacidade para 35 mil toneladas e no momento do incêndio estava com cerca de 10 mil toneladas do produtoPrefeitura de Cubatão/Reprodução

A Cetesb informou em nota que segue “investigando as causas do acidente e avaliando o sistema de funcionamento da unidade sinistrada, para que sejam corrigidas eventuais falhas de operação”. Os rios da região também são monitorados. Serão feitas nos próximos dias avaliações dos pontos de lançamento de efluente líquido da empresa: rio Mogi e córrego do Índio, para identificar mortandade de peixes.

Vale Fertilizantes

Em nota divulgada durante o incêndio, a Vale disse que seguiu as diretrizes de segurança da empresa. “Houve evacuação imediata e paralisação da produção da unidade e empresas vizinhas. O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Cubatão também foi acionado. A Defesa Civil auxiliou as equipes a orientar a comunidade da Mantiqueira, nas proximidades da unidade, a evacuar o local de forma preventiva. Um bombeiro durante o combate passou mal e foi imediatamente atendido. O incêndio não atingiu outras unidades da empresa”, informou o documento.

De acordo com a empresa, “a emissão dos gases gerados durante a queima do nitrato foi contida” e a “fumaça gerada, de cor laranja avermelhada e tóxica, já foi dissipada na atmosfera.”

Em novo posicionamento, divulgado nesta sexta-feira (6), a Vale disse que não houve vítimas. “Os dois bombeiros, que se sentiram mal enquanto apagavam o incêndio, estão bem. O bom nível de treinamento e conhecimento dos profissionais da Vale Fertilizantes no combate a emergências e o apoio dos Planos de Auxílio Mútuo (PAMs) da região foram essenciais para que a situação fosse controlada rapidamente”, finalizou o comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]