• Carregando...

Londrina - Os produtores e técnicos relatam usar os indicadores da Expedição Safra Gazeta do Povo para tomar decisões práticas como a definição da área de soja e milho. Os números servem de apoio nas avaliações particulares sobre o mercado e as tendências dos preços.

"Por serem regionais, ajudam o produtor a decidir se vai permanecer apostando na cultura de soja ou no milho de verão, por exemplo. Além disso, ele ganha mais dados para avaliar as perspectivas de preços", disse o agrônomo José Roberto Massud, da cooperativa Cooper­mota, de Cândido Mota (SP).

Massud esteve em Londrina, sexta-feira, para acompanhar a análise dos indicadores. Contou que, em seu trabalho, confronta os dados da Expedição com outros indicadores e, assim, consegue mais clareza sobre a produção e o mercado e "uma probabilidade maior de acerto".

Os números servem como referência do Nordeste ao Sul do país. Os produtores relatam depender cada vez mais de avaliações paralelas para traçarem suas estratégias. Pela internet, produtores como Wilson Zaca­­rias, de Anápolis, Goiás, podem acompanhar o que ocorre em outras regiões. Neste ano, ele se sentiu privilegiado, por contar com umidade suficiente para o plantio e boa colheita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]