• Carregando...

A colheita de inverno perpetua a pressão baixista sobre os preços pagos ao produtor de milho. Em relatório divulgado ontem, a consultoria FCStone elevou sua estimativa da produção de 2013/14 de 73,09 milhões para 75,5 milhões. O número menor foi divulgado um mês atrás, antes da queda de 5% na cotação verificada no Paraná, que nesta semana se aproxima de R$ 19 por saca. O novo número mostra oferta reforçada em 3,3%.

Houve ajuste nos números do verão, mas a principal alteração foi na previsão da safrinha, que passa de 42 milhões para 43,9 milhões de toneladas. A consultoria considera novo aumento na área do cereal no Nordeste e também em Minas Gerais para este ciclo. Os técnicos apostam em uma produtividade média de 5 toneladas por hectare no inverno.

No início do ano, quando os produtores planejavam o plantio da segunda safra, a tendência era de redução de área e de gasto em insumos. Depois, com uma recuperação das cotações, houve também uma leve recuperação dos investimentos na segunda safra, aponta a FCStone.

Conab

77,9 milhões de toneladas de milho estão sendo colhidas em 2013/14 segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume é 2,4 milhões de toneladas maior que o apontado pela FCStone. Na temporada 2012/13, o país colheu mais de 80 milhões de toneladas do grão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]