• Carregando...

O plantio encerrado e a perspectiva de uma produção recorde de milho na safra 2015/16 não impedem os Estados Unidos de suprir parte da demanda interna com o cereal importado do Brasil. Dados de operadores portuários apontam que um navio carregado com 50 mil toneladas do grão vai zarpar do território brasileiro rumo a América do Norte na próxima semana. O embarque será originado no porto de Santarém no Pará e deve atracar no porto de Wilmington, no estado da Carolina do Norte.

A carga visa abastecer os mercados de avicultura e suinocultura do Sudeste dos Estados Unidos, que ficam afastados do cinturão produtor de grãos do país, localizado mais ao Centro. Conforme dados dos operadores, esse setor já adquiriu outros dois navios com milho sul-americano, com previsão de chegada em agosto e setembro. Uma terceira embarcação tem chegada prevista para março.

A importação de pequenas quantidades de milho, soja e farelo de soja da América do Sul por criadores norte-americanos teve início em 2012, por culpa de uma seca que afetou a produção do país.

3,5 milhões de toneladasDevem ser exportadas pelo Brasil mensalmente até janeiro de 2016, conforme previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso o país totalizaria a venda de 25 milhões de toneladas do cereal nesta safra. Variação cambial pode estimular vendas, mas demanda dos EUA tende a ser pontual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]