Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

Ministro confirma implantação do CAR em até 30 dias

Anúncio foi feito por Neri Geller durante cerimônia de abertura da Agrishow, que segue em Ribeirão Preto (SP) até o fim de semana

Adequação das propriedades rurais à nova legislação tem prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação. | Henry Milla©o / Gazeta Do Povo
Adequação das propriedades rurais à nova legislação tem prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação. (Foto: Henry Milla©o / Gazeta Do Povo)

Ribeirão Preto (SP) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, acredita que a implantação do novo Código Florestal vai começar em, no máximo, 30 dias. A previsão foi feita durante a cerimônia de abertura da 21ª Agrishow, feira agrícola e de máquinas que começou nesta segunda-feira (28) e segue até sexta-feira (02), com cobertura do Agronegócio Gazeta do Povo.

A implantação da nova legislação depende de uma instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de um decreto presidencial que vão oficializar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A partir da realização dos dois atos legais passa a contar o prazo de um ano prorrogável por mais um para a adequação das propriedades. “A minuta que regulamenta o CAR já está na minha mesa. Estamos discutindo os termos com a Casa Civil e acreditamos que o decreto será sancionado pela presidente Dilma em, no máximo, 30 dias”, indica Geller. Em entrevista concedida à Gazeta do Povo no início deste mês, o ministro já calculava que esse seria o tempo necessário para a vigência das novas regras.

O CAR serve como um raio-x de todas as propriedades rurais brasileiras. A partir dele serão definidas as políticas do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que é a etapa seguinte. O atraso na vigência das novas regras ambientais já passa de um ano.

O jornalista viajou a convite da Mecânica de Comunicação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.