• Carregando...

Os terminais de embarque de grãos dos portos brasileiros não devem mais ter folga no segundo semestre se depender da tendência de exportação de milho. Terceiro exportador global – atrás dos Estados Unidos e da Argentina –, o Brasil embarcou de janeiro até a terceira semana de outubro 11,87 milhões de toneladas, volume maior que recorde de janeiro a dezembro, que era de 10,9 milhões toneladas e foi atingido em 2007. E tem grande volume a ser embarcado no segundo semestre, a entressafra dos portos. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

"O Brasil pode superar muito facilmente as 15, 16 e bater as 17 milhões de toneladas de exportação em 2012", afirmou Aedson Pereira, analista de grãos da Informa Economics FNP. O país pode superar a Argentina na exportação de milho pela primeira vez. Buenos Aires limitou as exportações a 16,5 milhões de toneladas para garantir oferta interna.

O Brasil planeja manter exportações anuais próximas de 15 milhões de toneladas produzindo mais de 70 milhões (t) ao ano. E não deve faltar mercado para isso em 2013. A recuperação dos estoques mundiais promete levar mais de um ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]