• Carregando...

A agricultura moderna utiliza técnicas cada vez mais avançadas no campo e também exige investimentos e custos maiores para o bom rendimento de uma lavoura. Com isto, informações que possam contribuir para um melhor planejamento das atividades agrícolas são fundamentais para um melhor rendimento no campo. Utilizando técnicas adequadas, o agricultor hoje consegue realizar um bom manejo de solo e melhor controle de pragas e doenças. Mas, dos diversos fatores que envolvem a agricultura, o clima talvez seja um dos poucos que o agricultor não tem controle. E é justamente das condições climáticas que dependemos para um bom desempenho das nossas lavouras. Sendo assim, o clima torna-se o fator fundamental para o sucesso ou não desta atividade.

Até poucos anos, esta era uma ferramenta muito pouco utilizada pelos agricultores. Mas as previsões de tempo e clima alcançaram um grau de confiabilidade muito grande que, nos dias de hoje, se tornaram informação fundamental, tanto no planejamento como nas atividades do dia-a-dia no campo.

Entre os fenômenos climáticos de grande escala, que afetam o clima, não somente no Brasil, mas em várias partes do mundo, estão o "El Niño" e "La Niña". São fenômenos que ocorrem no Oceano Pacífico Equatorial e influenciam o regime de chuvas em várias partes do mundo de maneiras diferentes. Particularmente, para região Centro-Sul do Brasil, quando estamos sob o efeito do "El Niño" , temos um clima mais favorável às nossas lavouras, com chuvas mais regulares e bem distribuídas. Porém, em anos de "La Niña", observamos que o regime de chuvas é muito irregular, alternando períodos curtos de muita chuva com períodos de precipitação abaixo da média.

Ao longo desta safra 2007/08 que estamos iniciando, os prognósticos climáticos indicam que o nosso clima será influenciado pelo "La Niña". Diferente do clima ocorrido na última safra de verão, que de uma maneira geral foi favorável às nossas lavouras, nesta safra deveremos observar chuvas muito irregulares, podendo inclusive ocorrer períodos com precipitação abaixo da média, como temos verificado nos últimos meses. Portanto, o agricultor deve ficar atento as previsões de tempo e clima no decorrer desta safra, uma vez que não deveremos ter um clima favorável, como na safra anterior.

Luiz Renato Lazinski é meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]