• Carregando...
Candidatos participaram nesta semana de debate na RPCTV. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Candidatos participaram nesta semana de debate na RPCTV.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Quais são as propostas do próximo governador do Paraná para o setor mais dinâmico da economia regional, que a cada ano gera riquezas no valor R$ 66 bilhões e coloca o estado entre os três mais importantes da agricultura brasileira?

O Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo fez essa pergunta aos quatro candidatos ao Governo do Estado mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. Cada um pôde colocar no papel aquilo que entende como principal e estratégico, limitado ao número de dois mil caracteres (cerca de 250 palavras).

Abaixo, em ordem alfabética, você confere as respostas dos candidatos Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB) e Ratinho Júnior (PSD). Todos os textos foram enviados pelas assessorias dos candidatos e não sofreram edição de conteúdo.

Propostas da candidata Cida Borghetti para a agropecuária

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Cida Borghetti propõe mais tecnologia no campo. Seu plano de gestão estabelece levar mais tecnologia ao campo para fortalecer o agronegócio paranaense.

A candidata propõe levar internet de alta velocidade para o campo através da Copel Telecom e assim criar um ambiente de inovação que unirá os produtores e resultará em mais estímulos ao cooperativismo, em especial, cooperativismo digital.

Além disso, será instituído o Conselho Técnico do Agronegócio Paranaense, uma estrutura ligada à governadoria para elaborar e propor políticas públicas para o setor. O conselho será formado por membros da sociedade civil organizada e de órgãos do governo ligados à área. “O conselho terá a função estratégica de elaborar e propor políticas públicas, programas e projetos para o desenvolvimento do setor em todas suas dimensões. Será composto por quatro representantes da iniciativa privada e quatro representantes públicos, com a gestão executiva coordenada pela APD (Agência Paraná Desenvolvimento)”, afirmou.

Outra prioridade, afirma, é a ampliação dos investimentos na defesa agropecuária do Paraná, assegurando a estrutura para a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) desempenhar as suas funções.

Segundo Cida Borghetti, as pesquisas de agropecuária serão estimuladas dentro das sete universidades estaduais. De acordo com a governadora, além das pesquisas já realizadas pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), serão concedidas bolsas de estudos a mestres e doutores para que desenvolvam pesquisas de interesse do Estado. “Vamos apoiar a pesquisa no campo e levar para a agricultura familiar novas tecnologias, acesso ao mercado, associativismo e cooperativismo. Onde a agricultura é forte a economia gera empregos, renda e oportunidades”, completou.

Cida também defende a revisão e modernização da legislação do ICMS ecológico do Paraná, de forma a torná-lo mais atrativo para prefeituras e proprietários rurais, além de estimular que mais municípios, individualmente ou em consórcios, assumam o licenciamento ambiental. “Temos que assegurar a disponibilidade de energia de qualidade ao setor produtivo e estimular sistemas de geração distribuída de energias renováveis concentrando principalmente em micro, pequenos e médios produtores, criando novas oportunidades de negócios”, completou Cida.

Propostas do candidato Dr. Rosinha para a agropecuária

Albari Rosa/Gazeta do Povo

É preciso criar um círculo virtuoso de produção, reorientando os esforços públicos para atuar junto à produção familiar e nas áreas menos favorecidas, oferecendo sementes, criando acesso às tecnologias de produção e armazenamento e criando políticas de aquisição de alimentos agroecológicos junto aos órgãos governamentais. O estado tem 100 mil propriedades rurais praticamente sem renda agrícola e sem acesso ao crédito. É preciso atualizar o cadastro, identificar carências urgentes, capacidades, vocações locais para inseri-las no mercado.

Vamos desenvolver mecanismos que possibilitem o aumento e a diversificação da produção, com pesquisa aplicada, apoio técnico e de crédito, incentivo ao cooperativismo, preservação ambiental, vigilância sanitária, regularização fundiária e infraestrutura adequada para o escoamento da produção.

Este estímulo à produção familiar acontece em paralelo ao diálogo com os atores relevantes do agronegócio em torno de ações que beneficiem o conjunto da agricultura e pecuária paranaenses, como as de defesa sanitária vegetal e animal e os investimentos necessários na infraestrutura de transportes (rodovias, ferrovias e portos). Fortalecer a agroindústria já existente, retomando os programas de conservação e recuperação de solos e águas em microbacias hidrográficas e o plantio direto na palha com qualidade, aproveitando, inclusive, o Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono.

Propostas do candidato João Arruda para a agropecuária

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Para o candidato a governador do Estado do Paraná pelo MDB, João Arruda, a área de Agricultura é considerada estratégica, dada a importância dos setores produtivos do estado e sua vocação agropecuária. Serão destinados investimentos em infraestrutura no porto, nos aeroportos, mas o principal é a atenção aos pequenos produtores. Esses representam 70% das propriedades no Paraná, que terão suporte do Iapar e Emater.

- Promover a qualidade de vida no meio rural, com política de habitação e saneamento;
- Melhorias no fornecimento de energia elétrica e no sistema de comunicações (principalmente a internet);
- Integração social das comunidades e apoio à produção de subsistência;
- Fazer parceria com os municípios para a implantação das unidades de comercialização de produtos locais;
- Desenvolver ações de capacitação da mulher no meio rural;
- Promover assistência técnica e a profissionalização do agricultor familiar (EMATER, SENAR, Cooperativas, SEBRAE);
- Apoiar o desenvolvimento da bacia leiteira nos municípios que compõem a Mesorregião;

Em relação aos produtores de leite, que estão abandonados pelos governos federal e estadual, o futuro governo do MDB vai retomar os programas de incentivo e promover a produção de derivados, como iogurte, manteiga etc.

Pequenos agricultores terão aval para equipamentos e apoio na comercialização. “O Estado vai ser fiador do pequeno agricultor para que ele possa comprar trator e outros equipamentos para melhorar sua produção”, explica João Arruda. “Iapar e Emater estarão ao lado do agricultor para melhorar a produção e também para apoiá-los na comercialização”.

Além disso, vai desburocratizar o licenciamento ambiental e a inspeção sanitária. “A Secretaria de Agricultura terá veterinários em número suficiente para auxiliar os pequenos agricultores a conseguirem o SIF (certificação do Serviço de Inspeção Federal) para seus produtos.”

Propostas do candidato Ratinho Junior para a agropecuária

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O candidato Ratinho Junior assumirá, pessoalmente, a liderança e articulação das demandas do setor rural, junto ao Governo Federal, principalmente no que se refere à participação na definição da política agrícola, a exemplo do Plano Safra e da importação de produtos que concorrem com produção paranaense, como nos casos do leite e do trigo.

Vamos consolidar a sanidade na agropecuária com atendimento aos requisitos da legislação nacional, internacional e exigências do mercado; ampliar a oferta de cursos técnicos agrícolas para municípios que tenham a vocação agropecuária; desenvolver política de apoio à agroindustrialização do Estado; alcançar o reconhecimento internacional de área livre da febre aftosa sem vacinação, ampliar a biosseguridade em avicultura e suinocultura, com regionalização, controle de zoonoses, e ainda simplificar registros e processos de inspeção; ampliar o programa de abastecimento, interligando produtores e consumidores por meios físicos e virtuais, apoiar o desenvolvimento de inovações por meio de startups voltadas ao mundo agro e intensificar a regularização de propriedades rurais.

Também apoiará a ampliação do cooperativismo e do associativismo em todas as suas formas, como mecanismo de estímulo à produção e agregação de valor para os pequenos, médios e grandes produtores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]