• Carregando...

O processo de degradação da terra pela repetição das mesmas culturas pode ocorrer de cinco a seis anos no Cerrado, duas vezes mais rápido que no Sul do Brasil. Isso significa que na região Central do país o plantio direto e a integração lavoura-pecuária tornam-se ainda mais essenciais para a conservação do solo, afirma o agrônomo e consultor Márcio João Scaléa, que está lançando o livro "Plantio Direto", em que mostra um pouco dos seus 30 anos de experiência no assunto.

"A fonte de todos os benefícios do plantio direto é a palha", afirma. Para acumular a palhada, é preciso manter pelo menos uma cultura no inverno. Quem opta pelo milho safrinha, no entanto, obtém menos material do que no cultivo de pastagem, observa. Dessa forma, a integração lavoura-pecuária passa a representar a salvação de áreas onde a erosão ocorre com mais agressividade e que recebem mais chuvas no inverno que no verão.

Segundo Scaléa, o milho safrinha oferece renda menos atrativa que o gado no Cerrado. Ele afirma que sistemas como o Barreirão e o Santa Fé – uso de arroz, milho, sorgo e milheto com forrageiras como opção de cobertura – vêm apresentando melhores resultados. Adotados em áreas de plantio direto, esses sistemas aproveitam as chuvas de inverno para garantir alimentação animal.

Como ocorreu no Sul, o plantio direto antecede a expansão da integração lavoura-pecuária nas lavouras da região Central. Depois de duas safras ruins, a importância da palha ganhou mais reconhecimento, diz Scaléa.

Scaléa lança mão da literatura para tentar convencer o produtor a valorizar a palha. No livro "Plantio Direto", ele apresenta personagens como Nilo Bonamigo, Munefume Matsubara e Juarez Guterrez, que tiveram no cerrado o papel que Nonô Pereira teve para a expansão do sistema no Sul do Brasil. Paralelamente, está lançando uma cartilha em forma de cordel: "Integração Lavoura-Pecuária e Renovação de Pastagens em Plantio Direto". O texto rimado, em estrofes ilustrados com fotografias, conta a história de dois irmãos que enfrentaram o problema da degradação do solo em Mato Grosso e apelaram aos conhecimentos de seu pai para recuperar a lavoura.

Serviço: Os livros "Plantio Direto" e "Cordel Tecnológico – Integração Lavoura-Pecuária e Renovação de Pastagens em Plantio Direito" são apoiados e distribuídos pela Monsanto. O primeiro tem edição limitada e distribuição dirigida. O segundo pode ser solicitado pelo telefone 0800-156077.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]