Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Paraná centraliza debate da aquicultura

Lideranças do sul do país se reúnem em Foz do Iguaçu (Oeste) para discutir projetos que alavancam atividade

Aumento da produção tende a baratear carne de pescado em feiras, açougues e supermercados. | Foto: Albari Rosa/gazeta Do Povo
Aumento da produção tende a baratear carne de pescado em feiras, açougues e supermercados. (Foto: Foto: Albari Rosa/gazeta Do Povo)

Começa nesta terça-feira em Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná) uma série de discussões que visam ampliar a aquicultura no estado e no país. A primeira edição do Encontro Regional das Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura das Regiões Sul e Sudeste traça o caminho para que a atividade cresça dos tanques à indústria.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estará presente no evento e concede entrevista coletiva, apresentando planos do governo para o desenvolvimento da atividade, sobretudo em áreas controladas pela União. A promessa, no entanto, é de incentivos desde a base da cadeia da carne.

Uma das estratégias para ampliar a produção é fomentar a atividade em áreas como o Lago de Itaipu, onde a atividade exige autorização federal. “Nosso foco é conseguir uma liberação junto ao Ministério do Ambiente no atacado para essas áreas”, pontua Maria Fernanda Nince Ferreira, secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Ela destaca que atualmente a maior parte das outorgas concedidas pelo governo estão abaixo do potencial utilizável.

Ferreira aponta que hoje o setor trabalha com três gargalos: crédito, assistência técnica e a legalização ambiental da atividade. Ela afirma que o Plano Safra elaborado para o setor visa atacar parte desses problemas. “O Plano atende desde o público consumidor do microcrédito até o grande empresário”, aponta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.