• Carregando...

Depois de perder, na temporada passada, o posto de maior produtor nacional de grãos para o Mato Grosso, o Paraná deve retormar a liderança nesta safra. A projeção é da Companhia Nacional de Abas­tecimento (Conab), que divulgou ontem seu primeiro levantamento de intenção de plantio para o ciclo 2009/10. As estimativas iniciais indicam que, com clima mais favorável neste ano, o estado pode ampliar a produção em 15,8% a 18,2% com a colheita de 29,1 milhões a 29,7 milhões de toneladas de grãos. Na safra 2008/09, frustrada pela estiagem,a safra paranaense recuou 4,6%, para 25,1 milhões de toneladas.

Confirmada a estimativa da Conab, o Paraná colherá em 2009/10 a sua segunda maior safra de grãos da história, atrás apenas do ciclo 2007/08 (30,5 mi de t). "Em condições normais de clima, o Paraná tem potencial para recuperar as lavouras de feijão, milho e soja, que foram prejudicadas na safra passada", declarou o secretário da Agri­cultura e do Abastecimento do estado, Valter Bianchini. A locomotiva do crescimento é a soja, que deve ter o plantio ampliado entre 5% e 7% no estado, para até 4,4 milhões de hectares. Com área maior e recuperação da produtividade, a oleaginosa paranaense tem potencial para alcançar recordes 13 milhões de toneladas, 36,9% mais que no ciclo passado.

No estado, a soja ganha terreno sobre o milho e o feijão. Nos dois casos, os preços de mercado inferiores ao mínimo de garantia do governo desestimulam o plantio. O feijão deve, segundo a Co­nab, ocupar área 8% a 11% menor no Paraná em 2009/10, num total de até 33 mil hectares. O volume colhido, contudo, tende a ser maior, de até 462,9 mil toneladas (+23,4% ante o verão de 2008/09).

O maior recuo de área no Paraná será do milho, que além dos preço baixos enfrenta também problemas de liquidez. Para a Conab, o cereal terá seu plantio reduzido entre 4,6% e 6,3% no estado e ocupará no máximo 989,7 mil hectares. Confirmada a estimativa, será a menor área de milho paranaense desde a década de 70. A recuperação da produtividade média das lavouras em ano de El Niño, no entanto, deve permitir ao estado colher uma safra até 9,3% maior neste ano, de até 7,2 milhões de toneladas.

Brasil

O verão úmido que deve impulsionar a safra de grãos do Paraná também vai ajudar o Brasil a colher mais no ciclo 2009/10. Com clima favorável, o país tem potencial para ampliar em até 6,5 milhões de toneladas, ou 4,8%, a sua produção de grãos, para algo entre 139,1 e 141,6 milhões de toneladas. No ano passado, os produtores brasileiros colheram 135,2 milhões de toneladas de grãos, uma queda de 6,2% ante o recorde de 2007/08. "Nossa expectativa é de que não tenhamos tantos problemas climáticos como no ano passado. Isso ajuda o Brasil a se aproximar do recorde de 144,1 milhões de toneladas, disse o presidente da companhia, Wagner Rossi, por meio de nota.

Também a exemplo do Paraná, a safra nacional cresce em cima do ganho de produtividade, já que a área plantada tende a se manter praticamente inalterada com relação ao ciclo anterior. Nesta primeira estimativa, a Conab trabalha com um intervalo que vai de uma redução de 0,7% a incremento de 0,7% na extensão cultivada no Brasil. Na temporada passada, foram 17,7 milhões de hectares. Neste ano, serão, conforme a estatal, entre 47,4 milhões e 48,1 milhões de hectares.

No cenário nacional o destaque também é a soja, que deve ter sua produção ampliada em até 10,8%, para recordes 62,77 milhões de toneladas. O crescimento é creditado à melhora do rendimento médio das lavouras e ao incremento de área. No Bra­sil, a oleaginosa ocupará extensão até 4,2% maior, cobrindo 21,7 milhões de hectares. O Pa­­raná lidera a expansão do plantio, seguido por Rio Grande do Sul e Goiás.

O milho, na contramão, terá seu plantio reduzido em 5,7% a 8,2%, ocupando entre 8,5 mi­­lhões e 8,7 milhões de hectares no país. Ainda assim, tem potencial para uma safra até 1,2% maior que a do ano que passou, de 34 milhões de toneladas.

A nova safra brasileira de grãos começou oficialmente em agosto e será encerrada em julho de 2010. No Paraná, o plantio das principais culturas de verão já está em andamento. Até o início da semana os trabalhos de campo alcançavam 52% da área prevista para o milho, 50% do feijão e 2% da soja. Enquanto avançam com o plantio de verão, os produtores paranaenses também finalizam a colheita da safra de inverno. Até o momento, as máquinas passaram por 61% das lavouras de trigo e 3% da área de cevada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]