• Carregando...
Proposta principal do programa é a retomada de sistemas que priorizam a conservação de solo, como o plantio direto e o plantio de nível | ALBARI ROSA/Agência de Notícias Gazeta do povo
Proposta principal do programa é a retomada de sistemas que priorizam a conservação de solo, como o plantio direto e o plantio de nível| Foto: ALBARI ROSA/Agência de Notícias Gazeta do povo

O governo do Paraná vai formar 2 mil técnicos em todas as regiões do Paraná para retomar o seu famoso programa de conservação de solo. No fim dos anos de 1980 e começo dos 1990, o projeto ficou internacionalmente conhecido por ser um dos mais eficientes do planeta. Atualmente, no entanto, muitas das práticas que levaram ao reconhecimento foram deixadas de lado e a estimativa do governo é de que 30% das terras cultivadas no estado registrem algum tipo de erosão.

A cerimônia oficial de lançamento do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, conduzido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), ocorreu nesta segunda-feira (29), em Curitiba. A iniciativa é desenvolvida pelo governo estadual em parceria com 15 entidades dos setores público e privado do agronegócio.

A proposta principal do programa é a retomada de sistemas que priorizam a conservação de solo, como o plantio direto e o plantio de nível. que foram abandonadas em muitas propriedades Entre as iniciativas apresentadas pelo programa estão a conscientização e a capacitação das tecnologias para produtores e técnicos. A interação entre órgãos públicos, sociedade e organizações civis também está no rol de atividades.

O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná está desenvolvido sob cinco eixos: difusão da conservação do solo e água, capacitação de técnicos e produtores, instalação de unidades de pesquisa aplicada pelo Estado, execução propriamente dita do programa e a atualização da legislação vigente em relação à conservação do solo e água.

“Essa iniciativa visa o desenvolvimento mais acentuado do Paraná. Não é um programa de governo, mas de Estado, diante da grande importância que ele representa para a agricultura, que é a base da nossa economia e que tem salvado a balança comercial brasileira”, afirmo o governador Beto Richa durante o lançamento.

“Será um alerta ao produtor de que ele deve plantar e gerar renda com a atividade, mas não pode descuidar do uso correto do solo e da água para manter a fertilidade natural de nosso Estado para as gerações futuras”, completou o secretário Norberto Ortigara também durante o evento.

Faep atuará na formação

Para que haja assistência técnica em quantidade adequada, já que a demanda por formação com o programa deve aumentar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Senar/Faep) irá atuar no programa. A previsão é que haja a capacitação de mais de 2 mil técnicos, em todas as regiões, com cursos a distância e presencial.

“Os técnicos serão capacitados para elaborar os projetos técnicos individualizados, acordo com as necessidades de cada propriedade”, divulgou o governo em nota. “As técnicas de conservação serão recomendadas para atender as carências identificadas no diagnóstico nas áreas. Assim, essas técnicas implicam em uso adequado de agrotóxicos, adoção de rotação de culturas, plantio direto, plantio em nível, terraços, proteção e conservação de nascentes, dentro outras práticas”, diz o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]