• Carregando...
Coordenadores do prêmio anunciaram vencedores neste sábado. Ganhadores receberão os troféus na quarta-feira. | Matias Cramer / Divulgaa§a£o / Gerdau
Coordenadores do prêmio anunciaram vencedores neste sábado. Ganhadores receberão os troféus na quarta-feira.| Foto: Matias Cramer / Divulgaa§a£o / Gerdau

Foram anunciados na manhã deste sábado (24) os ganhadores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, que há 31 anos reconhece os trabalhos mais inovadores do agronegócio na América do Sul. A divulgação dos nomes dos campeões ocorreu logo após a abertura oficial da 36ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Entre os vencedores estão três paranaenses. Na categoria Destaque, a empresa Provent, de Curitiba, levou o troféu prata por desenvolver o Cycloar, um equipamento instalado no teto de silos que contribui para que os grãos armazenados fiquem em temperatura adequada, evitando gastos com manutenção, deterioração e de energia elétrica.

Na categoria Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)/Pesquisadores, o estado também foi premiado, com dois trabalhos. Um deles desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O agrônomo Roberto Abreu de Figueiredo inventou um sistema modulado de colheita de mandioca, que ajuda no arranque e segregação de rama e raiz da planta.

O estudante Alex Guedes, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também faturou um prêmio na categoria P&D voltada a acadêmicos. Ele sistema de aquisição de baixo custo para combate à ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar. Trata-se da implantação de micro estações meteorológicas, que captam e fornecem informações detalhadas dos principais fatores favoráveis a incidência da doença – umidade, temperatura e precipitações

.Os vencedores serão convidados pela Gerdau para receberem seus respectivos troféus na quarta-feira (28) em cerimônia a ser realizada na usina Riograndense da empresa, emSapucaia do Sul (RS).

Confira todos os ganhadores do prêmio:

Categoria Destaque – Agricultura de EscalaTroféu Ouro: Plataforma para colheita de milho Bocuda – Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo, de Ibiruba (RS)Troféu Prata: Cycloar – Exaustão e aeração de silos e armazéns – Provent do Brasil Metalúrgica, de Curitiba (PR).

Categoria Destaque – Agricultura FamiliarTroféu Ouro: Sistema de alimentação automática para suínos – GSI Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas, de Marau (RS)Troféu Prata: Derriçador de café – Brudden Equipamentos, de Pompéia (SP).

Categoria Novidade Expointer / Agricultura de EscalaTroféu Ouro: Semeadora pneumática Quadra Venta – Kuhn do Brasil Implementos, de Passo Fundo (RS).Troféu Prata: Semeadora-adubadora articulada Macanuda – Indústria de Implementos Agrícola Vence Tudo, de Ibirubá (RS)

Agricultura FamiliarTroféu Ouro: Trator estreito cabinado – Agritech Lavrale, de Indaiatuba (SP)Troféu Prata: Encanteirador de discos e lâminas para acabamento de terreno – Metalúrgica Quatro Irmãos, de Camapuã (RS).

Categoria: Pesquisa e DesenvolvimentoDesenvolvimento de um sistema para colheita de mandioca – Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)Sistema de aquisição de baixo custo para combate à ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar – Alex Guedes, estudante da Universidade Estadual de Londrina (PR).

O jornalista viajou a Esteio (RS) a convite da Gerdau.

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]