• Carregando...

O avanço de 2% para 4,2% na colheita da soja, registrado na última semana, abriu área para o início do plantio do milho de inverno em Mato Grosso, informou ontem o instituto estadual de economia agropecuária, o Imea. Os técnicos do órgão apontam que 1% da área do milho de inverno foi semeado, num ano com tendência de redução no cultivo de 3,7 milhões para 3,25 milhões de hectares.

A desvalorização do cereal, que passa de um terço em um ano, é o motivo do recuo no campo. Neste ano, no entanto, houve reajustes entre 5% e 10% nas diferentes regiões produtoras do estado. O cereal é negociado a R$ 17 em Rondonópolis.

A área de milho de inverno havia dobrado nos últimos cinco anos. Os produtores que resolveram reduzir o cultivo estão fechando seus planos no momento do plantio, o que indica que haverá variação nas estimativas de área e produção. Por enquanto, os técnicos trabalham com a possibilidade de queda de 5 milhões de toneladas na produção, que chegou a 22,5 milhões um ano atrás, conforma o Imea.

Inicial

1 milhão de toneladas de soja, numa safra com potencial para 26 milhões, foi colhido em Mato Grosso nas últimas duas semanas. Colheita deve deslanchar nos próximos dias, quando o plantio de milho também será acelerado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]