• Carregando...
Estatal mantém estrutura de armazéns e escritórios espalhados pelo país. | Foto: Josua© Teixeira/gazeta Do Povo
Estatal mantém estrutura de armazéns e escritórios espalhados pelo país.| Foto: Foto: Josua© Teixeira/gazeta Do Povo
  • Autoridades destacam importância da Conab para o agronegócio e a economia em Curitiba.
  • Público participou de palestras sobre governança, governabilidade e macroeconomia.

Um evento com autoridades do agronegócio e informações do mercado comemorou, na manhã desta quarta-feira (29), em Curitiba, os 25 anos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O aniversário foi dia 15 de março, quando houve cerimônia em Brasília. Novos encontros estão relembrando a data nos estados, onde ficam superintendências e armazéns da empresa.

A superintendência regional da Conab no Paraná reuniu representantes de instituições públicas e privadas no auditório da Organização das Cooperativas (Ocepar), em Curitiba. O superintendente estadual, Erli de Pádua Ribeiro, lembrou que a empresa se tornou essencial não só para garantia de preços mínimos aos produtores, mas também para o abastecimento nacional de alimentos.

Autoridades destacam importância da Conab para o agronegócio e a economia em Curitiba.
Público participou de palestras sobre governança, governabilidade e macroeconomia.

Criada por medida provisória em 15 de março de 1990 -- que virou lei no mês seguinte --, estatal tem atuação em todo o país e passou a ser o principal braço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na regulação de estoques e preços dos produtos do agronegócio. Como centro de informações estratégicas, exerce influência desde o plantio até a afixação de preços pelo mercado.

Nasceu da fusão de três empresas (CFP, Cibrazem e Cobal) e hoje atua também como centro de informações estratégicas. Além disso, oferece apoio a programas de distribuição de alimentos para instituições sociais, escolas e para grupos em risco social atingidos por tragédias.

O superintendente da Ocepar, Roberto Ricken, disse que a Conab tem participação decisiva no desenvolvimento das cooperativas e da agropecuária do Paraná. "Temos muito ainda para fazermos juntos.” Para o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Francisco Simioni, a Conab integra um sistema cada vez mais importante da economia e que depende das ações da estatal.

Houve palestra sobre governança e governabilidade, com Ricardo Fukaya, e sobre macroeconomia, com Eugênio Stefanelo. Ambos mostraram as relações e interferências do agronegócio na administração pública e na economia.

Presidente

O presidente da Conab, Rubens Rodrigues, afirma que a Conab pode expandir sua influência. "Podemos realizar muito mais", defende. Para isso, no entanto, considera que serão necessários  "compromisso conjunto, planejamento estratégico e investimentos".

"Temos que obter sincronia com mercado, modernizar nossos armazéns e ampliar volume de estoque, estabelecendo instrumentos eficazes para uma ação contundente. Isso requer o fortalecimento da nossa empresa", afirma, em vídeo divulgado pela estatal. Em sua avaliação, identidade da Conab ainda está em construção.

(Com informações da Conab e da Ocepar)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]