• Carregando...

Pela primeira vez em 12 anos, a fase decisiva do Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, o Cup of Excellence, ocorre no Paraná. E os 61 lotes classificados acabam de ser definidos. O resultado será divulgado amanhã, em Jaca­­rezinho (Norte Pioneiro). O que se sabe é que apenas um lote produzido no Paraná está entre os melhores. Os demais são 49 de Minas Gerais, sete da Bahia e quatro de São Paulo.

Os jurados tinham como critérios tipo, cor, aspecto, umidade dos grãos e, principalmente, a qualidade da bebida. Dos 123 concorrentes, os 61 lotes classificados tiveram nota maior que 84 (de 0 a 100). Quem teve a produção selecionada terá o direito de leiloá-la no Cup of Excellence, dia 18 de janeiro, pela internet.

A seleção dos cafés foi realizada em Londrina (Norte), na sede do Instituto Agronô­­mico do Paraná (Iapar). A premiação será em Jacarezinho porque o município está realizando a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. Uma saca de 60 quilos de café vencedor do Cup of Excellence chega a ser vendida a R$ 15 mil no leilão final – valor até 50 vezes maior que as cotações de mercado. O Concurso de Quali­­dade Cafés do Brasil é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]