• Carregando...

A comercialização da safra brasileira de grãos continua travada, conforme levantamento divulgado ontem pela consultoria Safras & Mercado, de Porto Alegre (RS). Segundo a empresa, somente 24% da produção de soja esperada para a temporada 2014/15 estão comprometidos, ou 23,9 milhões de toneladas. Os dados foram coletados até o dia 1º deste mês. Apesar do avanço mensal de sete pontos porcentuais, o índice está bastante atrás se comparado ao desta mesma época do ano passado, quando era de 38%.

A retração é resultado da forte queda nas cotações da commodity, que nos últimos seis meses saiu de um patamar de mais de US$ 12 por bushel na Bolsa de Chicago para menos de US$ 9 por bushel. Mesmo com fundamentos pesando contra os preços internacionais – a América do Sul caminha para novo recorde, além dos Estados Unidos terem colhido volume histórico – a os produtores rurais brasileiros ainda esperam por uma nova valorização da soja. Eles acreditam que podem haver quebras pontuais em áreas de produção do Hemisfério Sul, especialmente na Argentina, o que causaria altas no mercado.

Potencial

95,4 milhões de toneladas é o tamanho da safra brasileira de soja na temporada 2014/15, estimado pela consultoria Safras & Mercado. Se confirmado, colheita alcançará novo recorde, com avanço de mais de 8% em relação ao resultado do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]