• Carregando...

O agrônomo Rudimar Soares, de Toledo (Oeste), afirma que os produtores devem aplicar fungicida na soja no fim da florada mesmo que não haja qualquer sinal de ferrugem asiática. "A pressão da doença encurta o residual do produto. Mas se for aplicado antes dos sintomas, o fungicida tem efeito por mais tempo", argumenta. Os produtos que protegem a soja por 15 dias teriam apresentado resultado por apenas uma semana.

Para o produtor Vitorino Rigo, é preciso levar em conta que os defensivos não chegam facilmente à parte baixa da planta, onde o fungo da ferrugem faz os primeiros estragos. Com uma lavoura de 480 hectares de soja em Toledo, ele se deu conta das perdas durante a colheita. Passou fungicida, mas em algumas áreas a produção foi 20% menor. Rigo diz que, para identificar a ferrugem em tempo, é preciso andar pela lavoura com uma lupa e ter conhecimentos técnicos. "É mais fácil prevenir do que identificar a hora certa da primeira aplicação", avalia, ao justificar a importância do monitoramento constante da plantação.

O tipo do fungicida precisa ser levado em conta na hora de calcular a duração de seus efeitos. Nem todos os fungicidas disponíveis são adequados para a segunda ou a terceira aplicação, alertam agrônomos e produtores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]