• Carregando...

A próxima quarta-feira, dia 6, deve ser o dia mais frio desta semana, com possibilidades, inclusive, de formação de geada na região Centro-Sul do Paraná. No Oeste também há risco de os termômetros caírem bruscamente. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que associa a queda de temperatura a uma entrada de massa de ar frio em toda a região Sul do Brasil. "O outono é uma estação de transição (entre o calor do verão e frio do inverno), e normalmente apresenta maior amplitude térmica, intercalando períodos um pouco mais quentes, com quedas acentuadas de temperatura, devido a incursões de massas de ar frio, que chegam com maior intensidade, à medida que nos aproximamos do inverno", afirma Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet.

As chuvas devem continuar irregulares nesta semana. Mas, no decorrer dos próximos meses, os volumes tendem a voltar ao normal, com intervalor menor entre uma chuva e outra. Os índices de umidade no solo, portanto, não devem preocupar os agricultores do estado, mas sim as temperaturas baixas.

Apesar de ter sido plantada mais cedo neste ano, a safrinha de milho de inverno é a cultura que mais corre risco de redução da produção por causa do frio. Mas, com ajuda de São Pedro, até o momento, a maior parte das plantações do cereal encontram-se em excelentes condições de desenvolvimento nas regiões produtoras do Paraná. O estado é o segundo o maior produtor de milho safrinha, atrás de Mato Grosso. Se tudo correr bem, os agricultores paranaenses devem colher quase 30 milhões de toneladas do grão neste inverno, conforme projeção da Expedição Safra Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]