• Carregando...
Lavouras do Centro-Oeste ainda esperam chuvas. | Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo
Lavouras do Centro-Oeste ainda esperam chuvas.| Foto: Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo

As chuvas intercaladas por dias de sol fizeram o plantio de verão alcançar 353 mil hectares de soja (7% a área prevista) e 231 mil hectares de milho de verão (41%) nos últimos dias, conforme levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral). E praticamente 100% das lavouras dispõem de boas condições de germinação, apontaram os técnicos, no primeiro relatório com dados sobre a soja, a principal cultura da estação.

Apesar de os meteorologistas divergirem sobre a força e o mês de instalação do El Niño, o quadro mostra que as chuvas chegaram na hora certa ao estado, como promete o fenômeno climático ligado ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O Paraná é o estado brasileiro com o plantio mais adiantado neste momento, diante da escassez de chuvas no Centro-Oeste.

Na comparação com o ano passado, o plantio da soja está cinco pontos adiantado. A diferença é ainda maior em relação a 2012, quando o estágio atual só foi atingido no início de outubro. Os técnicos relatam que a semeadura chegou a 35% na microrregião de Cascavel e a 30% na de Toledo, no Oeste do estado.

A oleaginosa deve chegar a 5,05 milhões de hectares até dezembro (3% a mais do que em 2013). As áreas plantadas nas últimas semanas devem ser colhidas a partir do Natal.

No caso do milho, como a área foi reduzida em 15%, a 562,5 mil hectares, conforme o Deral, o plantio deve chegar à metade nos próximos dias. Na região de Pato Branco, a semeadura chegou a 75%, conta o técnico do Deral Josemar Bannach Fonseca.

Praticamente todas as regiões do estado devem receber chuvas até domingo. A partir de terça-feira da semana que vem, com o retorno do sul, a semeadura ganha novo impulso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]