• Carregando...

As incertezas do mercado de milho cresceram na época mais forte do plantio de verão do cereal no Paraná. O produtor foi semeando sem parar enquanto os preços das commodities despencavam. De um lado as colheitadeiras arrematam a safrinha do cereal, que deve lotar os armazéns, e de outro avançam as plantadeiras. A área reservada para a cultura está praticamente concluída.

Nas regiões percorridas na última semana pela Expedição Safra 2008/09 – Centro, Norte, Nororte e Oeste – perto de 90% da área prevista foi plantada. De Campo Mourão a Foz do Iguaçu, plantações de mais de um mês estão se desenvolvendo bem. Os produtores que ficaram para trás são exceção: atuam em localidades em que choveu pouco, situação comum no Norte. Eles confirmam, no entanto, que vão plantar a área inicialmente prevista.

O produtor José Tavares Paiva, de Leópolis (Norte), conta que não seguiu a tendência de corte na área do milho. Ele manteve 120 hectares. Isso porque, revela, conseguiu reduzir custos usando menos fertilizante – o vilão das despesas desta safra.

Os associados da Cocamar, Maringá (Noroeste), esperam as chuvas previstas para os próximos dias para concluir o plantio do cereal. A cooperativa não prevê redução de área. O milho tem espaço bem menor que a soja em sua região – 12 mil hectares – e o plantio representa uma tarefa que o produtor tem pressa em ver concluída para se dedicar à soja – 220 mil hectares.

Fora os problemas no mercado, a perspectiva para o cereal é boa. Com clima mais favorável que o do ano passado, a produtividade da região da Cocamar deve passar de 4,8 para 5,2 mil quilos por hectare, afirma o coordenador técnico de grãos da cooperativa, Antonio Sacoman.

A Corol, de Rolândia (Norte), confirma redução de área. O milho tinha 16,7 mil hectares no verão passado e agora terá 13,5 mil (-19,4%). Essa decisão foi para aliviar os custos da safra 2008/09 e considerou a perspectiva de preços de três meses atrás. O impacto da crise atual, na realidade, ocorrerá na safrinha, afirma o coordenador de Difusão de Tecnologia da Corol, Humberto Duarte. No inverno, os associados da cooperativa dedicam ao milho a maior parte da área total de grãos – que chega a 120 mil hectares. Essa proporção só cai quando o trigo representa risco menor, relata.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab), calcula uma redução de 5,3% na área do milho de verão. Na safra 2007/08, segundo a Expedição Safra, o Paraná plantou 1,35 milhão de hectares de milho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]