• Carregando...

Quarto maior produtor mundial (atrás da Índia, China e Rússia), o Brasil produziu 27,579 bilhões de litros de leite em 2008, 5,5% mais que em 2007. O Paraná, com 2,83 bilhões (+4,7%), é o quarto produtor, atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Quatro entre os vinte municípios que mais produzem leite no país estão no Paraná. Juntos, Castro, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Carambeí, produziram no ano passado 399,4 milhões de litros, o equivalente a 14% da produção paranaense e 1% da brasileira. Os números são da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE).

Acima da média

O Paraná se destaca não pelo tamanho do rebanho (1,3 mi­­lhão de cabeças, 6% do total nacional), mas pela produtividade, 77% superior ä média brasileira.

Enquanto o Brasil produz em média 1,277 mil litros/vaca/ano, no Paraná essa média é de 2,265 mil. O índice é considerando elevado no país, mas ainda está aquém das médias européias e norte-americanas, onde cada vaca chega a produzir 10 mil litros de leite por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]