• Carregando...

Às vésperas do encerramento da safra 2012/13 no calendário formal – que fecha um ciclo em junho e abre outro em julho –, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seab) bateu martelo ontem prevendo crescimento de 23% na produção paranaense de grãos em relação a 2011/12. Os números ainda terão de considerar o milho de inverno – que começa a ser colhido – e o trigo – cujo plantio atinge 80%. O avanço sobre a temporada anterior é de 7 milhões de toneladas – de 31,04 para o recorde de 38,07 MT. Em 2009/10, a safra de grãos havia chegado a 32,92 MT.

A preocupação com o excesso de chuva se espalha entre produtores de milho, trigo e também de feijão – a 2.ª safra tem 10% da produção ainda em campo e deve render 20% menos que o esperado. Por outro lado, as perdas ainda são consideradas pequenas em relação ao volume geral da colheita 2012/13.

A projeção de 38,2 MT não considera as chuvas das últimas duas semanas, segundo o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab, Francisco Simioni. O próprio trabalho dos técnicos vem sendo prejudicado pelo clima. O atraso provocado na colheita de milho não representa, necessariamente, perda em todas as regiões, aponta a agrônoma do Deral Juliana Tieme Yagush.

Cobertura

10% de aumento na produção de milho de inverno encobrem perdas estimadas em 20% na colheita do feijão da seca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]