• Carregando...

O plantio da safra de verão no Paraná deve ser finalizado nos próximos dias, aponta relatório da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab). A área semeada de soja avançou sete pontos porcentuais em uma semana e chegou 89% do total no período encerrado em 18 de novembro. Com isso, 4,3 milhões de hectares dedicados à oleaginosa já estão sendo cultivados no estado.

Em relação ao ciclo 2012/13 o trabalho das plantadeiras está com ligeira desvantagem, equivalente a dois pontos porcentuais. A comercialização de soja também tem ritmo mais lento e corresponde a 20% do potencial da produção desta safra, contra 35% do ciclo anterior.

No caso do milho o plantio está praticamente concluído, chegando a 99% dos 695 mil hectares cultivados. O avanço foi de dois pontos porcentuais em relação à semana do dia 11. A batata e o feijão atingem 99% e 97% de áreas plantadas, respectivamente.

A boa situação climática, com chuvas bem distribuídas, também favorece o desempenho das lavouras. O índice de áreas com condição boa é superior a 90% para os quatro cultivos.

Sem problemas

99% é o porcentual de lavouras de soja que está em boa condição no Paraná. A situação é favorecida pelo quadro de neutralidade climática, sem a ocorrência dos fenômenos climáticos El Niño ou La Niña.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]