• Carregando...

O clima favorável tem servido de alento aos produtores diante da crise financeira internacional. As previsões de temperatura e chuvas dentro da normalidade permitem escalonar as tarefas no campo e, sobretudo, anunciam boa safra. Sem La Niña nem El Niño, a possibilidade de perdas por falta ou excesso de umidade ficam afastadas.

Quem tem área irrigada pode explicar melhor do que ninguém o que é contar com bom clima. Se as chuvas fossem regulares o ano inteiro, todos os produtores poderiam administrar uma seqüência de três safras por ano, como faz Antônio Ruela da Silva, de Florestópolis. Metade de seus 550 alqueires é irrigada, o que permite o plantio inclusive de feijão numa região pouco favorável à cultura. A leguminosa está na época da colheita e, diante das perspectivas de preço, deve render até mais que o milho e a soja, avalia.

Silva conta que o investimento foi de aproximadamente R$ 6,2 mil por hectare para a instalação dos pivôs e será pago em dez anos. "Chuva para mim representa economia de energia. Só atrapalha se durar muito e for durante a colheita." Ele conta que dois anos com preços bons para o feijão são suficientes para pagar a estrutura de irrigação.

Se não contam com irrigação nem o clima de regiões privilegiadas –como os Campos Gerais, que permitem naturalmente a realização de três safras –, os produtores podem, neste ano, repetir sem medo a área de plantio de 2007. É mais fácil encontrar quem simplesmente manteve a área de soja e a de milho ou fez rotação baseada unicamente em orientação técnica do que aqueles que reduziram o cultivo por pressão negativa do mercado.

Valter Zarpelan, de Cornélio Procópio (Norte), vai manter os 157 hectares de soja e 37 hectares de milho. A previsão é que a produtividade seja idêntica à de 2007/08 – 2.820 quilos de soja e 7.440 quilos de milho por hectare. Só os custos mudaram, para cima. Ele calcula que gastou 60% a mais nesta safra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]