• Carregando...

O Paraná irá plantar uma segunda safra, que começa em janeiro, 4% menor em relação a temporada anterior. De acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a primeira previsão de produção para as culturas da safrinha é de 10,55 milhões de toneladas esse ano, contra 11,04 milhões produzidos no ano passado. O levantamento foi realizado em dezembro.

Com a soma da safrinha, a previsão da produção total de grãos no Paraná para a safra 2014/15 avança para 32,7 milhões de toneladas. A safra de verão está projetada para de um total de 22,15 milhões.

A queda na produção ocorre em função de uma ligeira redução na área plantada e de produtividade com milho safrinha, que cai de 1,89 milhão de hectares ano passado para 1,87 milhão de hectares nesta temporada. Se essa previsão de área se confirmar, a estimativa de produção também cai, passando de 10,4 milhões de toneladas colhidas no ano passado para 9,9 milhões de toneladas que podem ser colhidas esse ano.

“A redução de área plantada pode ser explicada pelo atraso no plantio da soja durante a safra de verão, principalmente na região Norte do estado”, explicou o diretor do Deral em exercício, Carlos Hugo Godinho. “Isso porque a colheita da soja também pode atrasar e o produtor perde a 'janela' ideal de plantio do milho safrinha, conforme recomenda o zoneamento agrícola para a cultura”, complementa.

Nas demais regiões, a situação é normal, o que indica que a tendência para o plantio de milho safrinha somente será confirmada com o início da colheita da soja da safra 14/15.

Para o feijão da segunda safra, o Deral prevê uma redução de 18% na área plantada em função do preço do grão, que está desestimulando o produtor. A área ocupada com a cultura nesse período deve cair de 272.671 hectares plantados no ano passado para 223.365 hectares.

Com perspectivas de preços melhores, o plantio da soja segunda safra deve crescer 1% - passando de 109.310 hectares plantados no ano passado para 110.690 hectares plantados esse ano. A previsão de produção aumenta 11%, passando de 196.628 toneladas colhidas no ano passado para uma estimativa de produção de 218.284 toneladas esse ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]