• Carregando...

O Agronegócio Gazeta do Povo realiza nesta semana, dias 27 e 28, seu projeto mais estratégico para a produção de alimentos brasileira e sul-americana. O Fórum de Agricultura da América do Sul, tema da capa desta edição, deve reunir centenas de especialistas, executivos e lideranças do setor em Foz do Iguaçu para debater temas como sustentabilidade e mercado global. Não se trata apenas de um evento, mas de uma mesa de confronto de ideias que vai mostrar as perspectivas e as alternativas da região.

O Mercosul se impõe enquanto um mercado de peso. As relações entre os países da região não podem ser menosprezadas pelo agronegócio. O Brasil é o principal cliente do trigo argentino. O Paraguai amplia o cultivo do cereal também pensando no mercado brasileiro. O Brasil exporta máquinas e serviços. O transporte e embarque para exportação também reforçam as relações regionais. Paraguai e Bolívia escoam grãos pela Argentina e pelo Brasil. O próprio mercado de consumo sul-americano pode ser melhor aproveitado regionalmente.

No entanto, as avaliações iniciais são de que isso não é suficiente para fomentar o setor. É preciso abrir novos mercados em outros continentes. E a força do bloco está no conjunto, na soma da produção de grãos e carnes e no peso das exportações. Com mais parceria e articulação, a América do Sul tende a ganhar influência na relação oferta X demanda, até para estabelecer acordos com outro blocos ou países.

O segundo Fórum de Agricultura mostra também a receptividade do setor para debates independentes, que têm a missão de ajudar agentes públicos e privados na tomada de decisões. A troca de informações por si só ajuda a quebrar barreiras e joga luz sobre problemas e oportunidades.

Os debates poderão ser acompanhados nas edições diárias da Gazeta do Povo, no site Agronegócio (www.agrogp.com.br), no site do Fórum (www.agrooutlook.com) e na próxima edição do caderno Agronegócio, terça-feira que vem. Informações sobre as palestras e análises serão compartilhadas com leitores e internautas, um trabalho que busca ampliar o universo de discussão sobre o agronegócio e suas possibilidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]