• Carregando...

Seis meses após sua terceira maior safra da história, os Estados Unidos estão praticamente sem soja. Ao menos 60 milhões das quase 90 milhões de toneladas que foram produzidas no país já foram consumidas. E, segundo analistas, as reservas norte-americanas vão se esgotar até o final de abril.

É isso que deve mostrar o relatório trimestral de estoques físicos que o Usda, o departamento de Agricultura do país, divulga nesta segunda-feira.

Na última edição (dez), o Usda apontou estoques de 53,5 milhões de toneladas de soja – número que deve ser reduzido a 26,9 milhões de toneladas agora. Segundo os especialistas, esse volume – 30% do consumo, a menor relação já registrada em um mês de março desde 1965 – é insuficiente para abastecer o mercado norte-americano até o final da temporada 2013/14, daqui a cinco meses.

A expectativa de redução drástica nas sobras tem sustentado preços elevados na Bolsa de Chicago. No segundo maior rali de início de ano desde 2005, as cotações da oleaginosa deram um salto de 9% em 2014 – fecharam em US$ 14,37/bushel na sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]