• Carregando...

Depois de iniciar o pregão desta sexta-feira (03) sem grandes oscilações, as cotações futuras da soja negociadas na Bolsa de Chicago despencaram do meio para o fim da tarde. Isso porque a Informa Economics, uma das consultorias mais influentes no mercado com sede nos Estados Unidos, soltou nova projeção para a colheita norte-americana da oleaginosa. Segundo a empresa, a safra 2014/15 do país tem potencial para superar 109 milhões de toneladas, acima das 106,4 milhões de toneladas previstas pelo Departamento de Agricultura do país, o Usda. O aumento é puxado por uma revisão nos índices de produtividade das lavouras. A Informa acredita que o rendimento médio do ciclo será equivalente a 54,3 sacas por hectare (3.258 quilos/ha), contra 51,8 sacas por hectare (3.130 kg/ha) estimados pelo órgão oficial.

Diante da previsão de clima favorável aos trabalhos de colheita nesta semana, a tendência é que o Usda revise novamente para cima sua projeção de oferta da soja norte-americana. Um  novo relatório deve ser divulgado na próxima sexta-feira (10). O mercado já considera que o  número de colheita seja semelhante ao da consultoria.

BrasilApesar da forte baixa em Chicago, os preços da soja não caíram no Brasil.No Paraná, a saca de 60 quilos chegou a ter ligeira valorização. De acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) a média praticada nas praças do estado ficou em mais de R$ 53,70 por saca no encerramento da semana.

O dólar e os prêmios para exportação em alta evitam maiores desvalorizações do produto no mercado interno. Os negócios, porém, estão lentos. Mesmo com a tendência de uma safra farta e de queda nas cotações, os produtores preferem segurar a comercialização à espera de oportunidades mais interessantes que as atuais.

Clique aqui e confira o comportamento dos preços na Bolsa de Chicago.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]