• Carregando...

Terceiro maior produtor de soja do Brasil, o Rio Grande do Sul deve elevar suas apostas no plantio da commodity na safra 2013/14, que deve ganhar ritmo em outubro. A informação foi divulgada pela Emater-RS na tarde desta quinta-feira (29) no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), onde ocorre a 36ª Expointer. De acordo com o primeiro relatório de intenção de plantio do órgão, os produtores gaúchos vão semear 4,855 milhões de hectares com a oleaginosa, aumento de 2,69% em relação ao terreno dedicado à oleaginosa no verão passado (4,72 milhões de hectares).

O incremento deve ocorrer sobre áreas de pastagens e de arroz. As regiões pouco tradicionais no cultivo de grãos, como o Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, novamente mostram que vão abrir mais espaço às lavouras de soja.

Com uma produtividade estimada pela Emater em 2,62 mil quilos por hectare (equivalente a 43,81 sacas por hectare), a produção está prevista em 12,756 milhões de toneladas, praticamente a mesma do ano passado. De acordo com o presidente da instituição, Lino de David, os números expressam a realidade, embora sejam considerados conservadores, e devem ser revisados mensalmente.

MilhoA expectativa de aumento no espaço ocupado pela soja levou a Emater a revisar para cima o número de área total cultivada com grãos no Rio Grande do Sul, que deve ser 1,67% maior que a do ano passado, chegando a 7,01 milhões de hectares, ante 6,89 milhões de hectares. O milho, contudo, que tem sido fortemente desvalorizado no mercado por conta do excesso de oferta nas regiões produtoras, tende a perder terreno.  A primeira estimativa da entidade gaúcho aponta queda de 30 mil hectares. Ao todo, o estado deve cultivar 1 milhão de hectares. Com isso, a produção de verão deve recuar para 4,9 milhões de toneladas. Na temporada passada, foram colhidas 5,3 milhões de hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]