Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Soja úmida, safrinha garantida

Iniciada logo depois do Natal, no município de Sapezal, a colheita de soja está ganhando fôlego no Oeste de Mato Grosso. Na Fazenda Sperafico, uma das oito administradas pelo Grupo Scheffer na região, as máquinas trabalham a todo vapor. Até o momento, aproximadamente metade dos 42 mil hectares cultivados pelo Grupo já foram colhidos.

Um dos mais adiantados nos trabalhos na região o Grupo Scheffer pretende concluir a colheita da soja superprecoce nos próximos dias e do restante das áreas em fevereiro. "Há alguns dias, chegamos a ter 127 colheitadeiras operando simultaneamente", lembra Flávio Smanioto, gerente de comercialização. "Para dar conta do trabalho aqui, tivemos que trazer máquinas de outras fazendas para ajudar", relata o administrador da Sperafico, Pier Nicolas Vengrus.

A pressa, explica Smanioto, é para concluir o plantio do algodão safrinha dentro da janela ideal, que termina no dia 05 de fevereiro. Semeada sobre áreas de soja superprecoce, que ficam prontas em 90 dias, a segunda safra da fibra ocupará 60% da área total de cultivo do Grupo. O restante do terreno será coberto com o milho safrinha.

Para cumprir à risca o planejamento e não atrasar o calendário, O Grupo Scheffer, assim como muitos outros produtores da região, está retirando a soja do campo com umidade maior que o desejado. Em alguns casos, o índice chega a 30%, bem acima do ideal (14%).

"Isso faz dobrar o tempo necessário no secador e aumenta um pouco os custos. Mas vale a pena. Afinal, sai mais barato do que perder a janela da segunda safra", explica Smanioto. "Não é o ideal, mas é o único jeito de cumprir o calendário", avalia Tiago Rodrigues da Costa, agrônomo responsável pela Fazenda Itamarati, uma das duas propriedades do Grupo AMaggi em Campo Novo do Parecis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.