• Carregando...

O clima deve colaborar com as exportações de grãos no Paraná até o final desta semana. A previsão indica que não haverá chuvas pelo menos até sábado. Balanço divulgado na última semana pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostra uma antecipação do escoamento da soja neste ano, tanto no Brasil como no Paraná, devido à redução nos embarques de milho. No ano passado, as vendas do cereal "roubaram" da soja prioridade na logística ainda nos primeiros meses do ano. De janeiro a agosto de 2014, cerca de 42 milhões de toneladas da oleaginosa deixaram o país, 16% mais que em igual período do ano passado. Se comparados os números de vendas de agosto, no entanto, há uma queda de 23% no volume deste ano.

O mesmo ocorre no Porto de Paranaguá, segunda principal porta de saída das commodities agrícolas brasileiras. Com um aumento de 21% nos embarques dos oito primeiros meses do ano, o corredor paranaense escoou para o mundo 7,2 milhões de toneladas de soja, contra 5,9 milhões de toneladas vendidas no mesmo período de 2013. Em agosto, porém, é observada uma retração de 55% no volume exportado em relação ao mesmo mês do ano passado. A alteração se deve a redução nos embarques de milho, que no ano passado atravancou o escoamento da oleaginosa. As vendas do cereal no acumulado de 2014 estão 31% menores em relação a 2013.

123%É quanto aumentaram as exportações de milho em agosto deste ano no Porto de Paranaguá em relação ao mesmo mês do ano passado. Apesar do aumento, no acumulado do ano, corredor paranaense embarcou 28% menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]