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O fato de o Brasil ter atrasado o carregamento de navios de soja em abril – devido à greve dos caminhoneiros e ao incêndio no Porto de Santos – e as indicações de crescimento nas importações chinesas até julho anunciam forte movimentação nos portos brasileiros nas próximas semanas.

Nos próximos dias, 4,92 milhões de toneladas devem ser exportadas. Esse é o volume a ser carregado pelos navios que já foram anunciados nos portos brasileiros. O levantamento inclui todos os portos de grãos do país. No mês inteiro, os embarques devem passar de 7 milhões de toneladas com certa facilidade.

A estimativa do mercado é que, em vez de 6,55 milhões de toneladas de soja, o Brasil poderia ter embarcado até 7,5 milhões de toneladas em abril, se não tivesse enfrentado problemas logísticos. Por outro lado, os próprios chineses podem ter adiado compras devido às informações de que a colheita e a comercialização da safra 2014/15 estavam atrasadas. Os dados de abril mostra que 76% das exportações de soja do Brasil estão indo para a China, e que 94% das compras chinesas do grão têm origem no Brasil.

1 milhãode toneladas de soja que poderiam ter sido embarcadas em abril estão saindo somente agora do Brasil. O setor espera exportação próxima de 7,5 milhões de toneladas em maio.

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